quinta-feira, 9 de maio de 2013

Empresa diz que adulteração em leite foi pontual; lotes já foram recolhidos

As empresas que tiveram lotes de leite adulterados no Rio Grande do Sul disseram na tarde desta quarta-feira que os produtos com problema já foram totalmente retirados do mercado. Ao todo, quatro empresas tiveram mercadorias recolhidas devido à adulteração.

Após operação, fábrica Latvida é interditada

Polícia prende suspeitos de alterar leite no RS

Em nota, a empresa Italac afirmou que o problema foi pontual, atingiu apenas o Estado do Rio Grande do Sul e que a retirada das mercadorias adulteradas foi imediata. Com isso, a empresa aponta que todos os produtos em circulação estão aptos ao consumo.

Já a empresa Líder afirmou que descredenciou cinco transportadoras terceirizadas de leite cru. "A empresa também decidiu fechar um dos postos de resfriamento no Rio Grande do Sul por causa da ação de fraudadores na região", ressaltou.

As outras empresas que tiveram lotes adulterados são a Latvida e a Vonpar Alimentos, responsável pelo leite Mumu. Elas ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Segundo o Ministério Público, laudos apontaram que as quatro empresas tiveram lotes adulterados. O órgão aponta que cinco empresas que realizavam transporte de leite no Estado são suspeitas de adicionar uma substância semelhante à ureia --e que possui formol-- antes de realizar a entrega à indústria.

A identificação da adulteração resultou na operação "Leite Compen$ado", realizada hoje, para cumprir nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas cidades de Ibirubá, Guaporé e Horizontina.

A fraude foi comprovada através de análises químicas do leite cru, onde foi possível identificar a presença do formol, que mesmo depois dos processos de pasteurização, persiste no produto final.

Com o aumento do volume do leite transportado, os "leiteiros" lucravam 10% a mais que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro, destacou o Ministério Público.

As empresas de transporte investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. Desse montante, estima-se que um milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados.

Fonte:JusBrasil

Notícias Relacionadas